#CongressoAHP

PAINÉIS DE DEBATE

O Turismo afirma-se hoje como uma atividade económica fundamental para Portugal e um modo de afirmação da nossa identidade.
Possuímos as fronteiras e história mais antigas da Europa, uma identidade de território, povo e língua de que nos orgulhamos, um povo resiliente, imaginativo, aberto, hospitaleiro, inclusivo. Somos únicos na nossa singularidade, que nos distingue e destaca de outros destinos e países.
Mas o Turismo tem ciclos de expansão e contração, estádios de maturação, concorrência e afirmação de modas, tendências e destinos.
Os anos mais recentes em Portugal foram os do ciclo de expansão. Que sinais há no horizonte? Continuaremos a crescer? Como, onde, em que mercados e em que segmentos? Que indicadores temos hoje que nos permitem antecipar o que será o amanhã?

(Consulte o programa em pdf)

DIA 1

20 DE NOVEMBRO | QUARTA-FEIRA

 

19h00

GET TOGETHER

DIA 2

21 DE NOVEMBRO | QUINTA-FEIRA

 

08h15 - 08h45

ACREDITAÇÃO E WELCOME COFFEE

09h00 - 09h30

SESSÃO DE ABERTURA

RAUL MARTINS

Presidente da AHP

JOSÉ MARIA COSTA

Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo

09h30 - 10h00

Intervenção do Ministro Adjunto e da Economia (TBC)

10h00 - 11h30

PAINEL 1

INVESTIMENTO HOTELEIRO EM PORTUGAL.

UMA VISÃO PRIVILEGIADA SOBRE DESTINOS, MODELOS DE NEGÓCIO E INVESTIMENTO.

ESTAREMOS AINDA EM FASE DE EXPANSÃO? ONDE E COMO?

Os 5 principais grandes grupos hoteleiros portugueses representam cerca de 140 hotéis, mais de 20 mil quartos em Portugal. E apenas 7% da oferta. O tecido económico do turismo e da hotelaria é composto maioritariamente por PME e micro-empresas.
Partilhar a experiência de grandes grupos hoteleiros portugueses. Vantagens e desvantagens da escala. Que lições para os stand alone e para as PME? Crescer em parcerias? Consolidar?
E ainda: vivemos ainda tempos de oportunidade de investimento? O contexto ainda é favorável ao aumento da oferta? Se sim, onde e que oferta? Se Time is money e se tudo muda tão rapidamente qual é hoje o tempo médio de um projeto hoteleiro?

11H30 - 12H00

COFFEE-BREAK

12h00 - 13h30

PAINEL 2

CONVERGÊNCIA IBÉRICA.

AS OPORTUNIDADE DE PORTUGAL EM ESPANHA - COMO SEDUZIR ESPANHA?

 

As economias portuguesa e a espanhola numa “relação íntima”. Fatores de competitividade das respetivas economias. É possível competir e simultaneamente cooperar?

E ainda: o mercado turístico espanhol é, para Portugal, o 2º mercado emissor de hóspedes; o 3º em dormidas e o 3º em receitas. É possível atrair turistas de Espanha também a um nível de maior poder de compra?

13H30 - 15H00

ALMOÇO

15h00 - 15h15

Intervenção do Presidente da CTP

Francisco Calheiros

15h15 - 16h30

PAINEL 3

DESAFIOS DA COMERCIALIZAÇÃO DIGITAL

 

O que já mudou e o que vai mudar no negócio da Distribuição?

A distribuição turística altera-se a um ritmo constante. O que é verdade hoje, já não é amanhã. Surgem constantemente novos desafios e novas oportunidades para vendermos mais e melhor. Uma análise aos desafios da comercialização digital de pequenas, médias e grandes unidades hoteleiras. Uma experiência internacional.

16H30 - 17H00

COFFEE-BREAK

17h00 - 18h15

PAINEL 4

GAME CHANGING: A TRANSFORMAÇÃO DA INDÚSTRIA DA AVIAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES PARA PORTUGAL

 

O tráfego aéreo internacional cresce rapidamente. Enquanto o crescimento económico mundial gira em torno dos 3%, o setor da aviação regista uma taxa de crescimento de longo prazo de 5% e duplica de tamanho a cada 15 anos. O setor de aviação está, portanto, a crescer mais rapidamente do que qualquer outro.

Neste painel abordaremos os desafios da oferta e procura nos principais mercados internacionais, destacando as novas tendências nos modelos de aviação e como a indústria se está a adaptar para aproveitar esse potencial de crescimento – fazendo um approach ao mercado português e às oportunidades que as principais regiões turísticas do país podem vir a ter neste novo cenário.

 

20H15

JANTAR DO CONGRESSO

22H30 - 00H30

FESTA

DIA 3

22 DE NOVEMBRO | SEXTA-FEIRA

 

09h00 - 09H15

 “An awesome amenity for every type of guest”

by PressReader

 

09h30 - 11h00

PAINEL 5

CRESCER A NORTE

 

Em 6 anos (2012/2018) o turismo na região Porto e Norte cresceu fortemente, bem acima da média nacional. Cresceu em hóspedes; em receitas; em estabelecimentos. Começando no Porto, cidade com uma fortíssima capacidade de tração, potenciada pela Ryanair, hoje toda a região Norte ganha notoriedade e reconhecimento, com novos projetos, novos modelos de negócio; novas parcerias.

Como se faz a gestão do Turismo na região Norte? Como encaram as câmaras municipais e os empresários o crescimento atual e o potencial? O que falta fazer?

 

 

11H00 - 11H30

COFFEE-BREAK

11h30 - 11H45

"Como avaliar e valorizar o meu hotel: a visão de um investidor"

by AURA REE

11h45 - 13h15

PAINEL 6

AS OPORTUNIDADES QUE TEMOS - A NOSSA SINGULARIDADE

 

Todos sabemos que Portugal é um país genuíno, autêntico, cheio de "luxos simples". Portugal é um país único e singular.

Será que a simplicidade é o verdadeiro luxo dos ricos?

Se assim for, quais as oportunidades que temos no “novo" mercado do luxo? Como devemos ajustar a nossa oferta e a nossa comunicação? Como distribuir e como trabalhar os mercados com maior poder de compra?

Um olhar atento aos mercados Norte-Americano, Brasileiro e Francês.

 

13H15 - 13H45

SESSÃO DE ENCERRAMENTO

RAUL MARTINS

Presidente da AHP

Secretária de Estado do Turismo (TBC)

13H45 - 15H15

FAREWELL LUNCH

 
 
31º CONGRESSO NACIONAL
DA HOTELARIA E TURISMO

Subscreva a nossa newsletter!

  • Instagram AHP
  • Facebook AHP
  • LinkedIn AHP
  • Twitter AHP
  • YouTube AHP
logoAHP-branco-horizontal.png

© 2019 AHP - Associação da Hotelaria de Portugal